Bem no coração dessa região, próximo ao vilarejo de Neltume, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo, projeto que se sustenta na conservação do meio ambiente, no turismo sustentável e na integração da comunidade local.
Declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, Huilo Huilo está distribuída em uma área de 100 mil hectares, que abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais, todos envoltos em uma atmosfera mística, herança dos Mapuche, povo nativo da região.
O destino ainda é uma novidade entre os brasileiros, mas vem se popularizando entre os amantes do frio, da natureza e dos esportes radicais, que buscam clima e paisagem totalmente distintos.
Um longo, porém, belo percurso
Para chegar até o local, o acesso mais fácil é pelo aeroporto de Temuco, que possui em média 5 voos diários partindo de Santiago.
A partir daí, o trajeto até a reserva pode ser feito por transfer em um percurso que dura em média 3 horas (190 Km), cheio de belas paisagens. Também é possível alugar um carro em Pucón (122 Km de Huilo Huilo), lugar estratégico para fazer uma paradinha e aproveitar para conhecer um pouco dos parques nacionais e o vulcão da cidade.
Outra opção, para quem está na Argentina, é pegar um transporte saindo de San Martin de Los Andes (próximo a Bariloche), cidade que fica a 86 Km de distância, onde a reserva também mantém um hotel. No caminho da Argentina até a reserva é preciso fazer a travessia pelo Lago Pirihueico, que dura aproximadamente uma hora e meia, o que torna a viagem ainda mais bela.
Mais informações pelo site huilohuilo.com, ou no perfil da reserva no Facebook - www.facebook.com/HuiloHuiloBrasil.